O PODER DA FÉ MEDIANTE A ORAÇÃO



ESBOÇO DE SERMÃO
DATA: 25 FEVEREIRO 2018

TEMA: O PODER DA FÉ MEDIANTE A ORAÇÃO 

TEXTO ÁUREO: 
“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mt 21.22

INTRODUÇÃO:

Para aplicarmos o texto devemos analisar o contexto. A passagem bíblica diz que Jesus voltou para a cidade de Betânia(hebraico bét nîyyah, casa ou lugar “dos figos verdes”) para descansar a noite, e de manhã ao ir para Jerusalém teve FOME, e ao avistar a FIGUEIRA no CAMINHO não achou os FRUTOS somente folhas e imediatamente Jesus amaldiçoou-a e ala veio a secar-se, causando admiração aos discípulos que o acompanhava.  No evangelho de Marcos Cap. 11 Vers. 13 diz que não era tempo de figos, isso indica que Jesus estava à procura do fruto “temporão”, o fruto que nasce fora de época.  Neste contexto Jesus ensina-nos sobre a oração eficaz através da fé: “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mt 21.22


DESENVOLVIMENTO:

Quero destacar alguns itens principais no texto para aplicação da Palavra em nossos corações:


  • FOME: No episódio da mulher samaritana, Jesus teve FOME e estava casado de sua grande jornada entre a Judeia e Samaria (Aprox. 100Km de a pé). Seus discípulos saíram até a cidade para comprar comida e Jesus fica próximo a Fonte de Jacó para iniciar uma obra maravilhosa no coração da mulher Samaritana. Seus discípulos ao retornarem a Jesus com comida oferece a Jesus dizendo: “Rabi Come” mas Jesus logo responde: “Uma comida eu tenho para comer da qual vocês não sabem de nada", os discípulos sem entendimento espiritual imaginavam que alguém tinha levado algo para Jesus comer, mas o Mestre concluí dizendo: "Minha comida vem de fazer a vontade de Deus, que Me enviou, e terminar sua obra.



  • FIGUEIRA: Simbolicamente a Bíblia nos compara como árvores, por diversas passagens: 


 “Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Senhor mais de perto. Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades.” Sl. 1.2e3

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:16-20




  • CAMINHO: Em que caminho estamos, note-se que Betânia era nomeada como a “Casa dos Figos” e entre o caminho mesmo avistando a figueira ela estava sem frutos


“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos...” Sl. 1.6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6


  • FRUTO TEMPORÃO: Jesus realiza seu ministério por diversas vezes través de milagres e maravilhas, seu ministério estava centrado na divindade Is 9.6 Jesus possuía a presciência e conhecia todas as coisas antecipadamente, e neste caso poderíamos imaginar que em vez de amaldiçoar a figueira ele poderia muito bem abençoar para que ela visse dar o fruto e assim Ele saciar-se da sua Fome, mas Jesus surpreendentemente a amaldiçoa e ela seca imediatamente. 

Certamente Jesus queria dar uma lição aos seus discípulos e jamais Ele vai contradizer sua Palavra, pois está escrito: “E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” Mateus 3:10 Era necessário Jesus amaldiçoar a figueira, mesmo não sendo tempo de fruto, pois ele mesmo disse:
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15:16
“..a tempo e fora de tempo...” IITm 4.2


CONCLUSÃO:

Jesus vai concluir essa passagem sobre a Fé e aprendemos que devemos: “produzir frutos de fé nas horas incertas”.

Não existe tempo exato para que os milagres aconteçam basta termos fé, a oração somente haverá resultado mediante a Fé.

Através da Fé a Oração tem o poder de transportar os tempos e parar as estações por sua causa.

“Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.” Josué 10:12-14

Por: Evangelista Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas