MERGULHANDO EM ÁGUAS PROFUNDAS


ESBOÇO DE SERMÃO
DATA: 12 FEVEREIRO 2018


TEMA: MERGULHANDO EM ÁGUAS PROFUNDAS

TEXTO ÁUREO: 
Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel. Isaías 44:1-5

INTRODUÇÃO:

Nos tempos bíblicos de Isaias o povo estava vivendo em escassez espiritual no Is. Cap. 6.5 Isaias declara “Ai de mim que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, O Senhor dos Exércitos”.  A corrupção estava generalizada; o declínio moral e espiritual envolvia tanto o reinado como o sacerdócio que perderam a visão espiritual e as consequências fizeram de Israel um povo cativo. Mas Isaias teve um encontro marcante com o Senhor Is Cap 6 e após o encontro o Senhor levanta Isaias como profeta para confrontar o pecado e profetizar a restauração.


DESENVOLVIMENTO:

O retrato da escassez:

Terra seca: Sequidão
Esterilidade
Penúria

1. 2 Rs Cap. 08 A mulher Sunamita perdeu toda suas propriedades por causa da forte sequidão que perdurou por sete anos, ela teve que habitar em terra estranha( Terra dos filisteus). Mas após a sequidão ela saiu a clamar ao Rei por suas propriedades e através do seu clamou ela recebeu sua restituição.

2. Em  Mt Cap 14 nos observações que Jesus ao olhar a multidão no deserto estavam como ovelhas sem pastor e teve compaixão deles, seus discípulos preocupados com o local (deserto) e a hora que estava avançada, pediu para Jesus despedi-la, mas o milagre estava reservado, pois mesmo diante a sequidão do deserto Jesus é a Fonte de Águas Vivas e imediatamente houve um milagre em que Jesus saciou aquela multidão segundo duas necessidades.

 
PROMESSA DE RESTAUDAÇÃO

“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.”

ÁGUA NESTE CONTEXTO SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2:17-21

CONCLUSÃO:

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” Efésios 5:18
”E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” Atos 13:52

“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” Marcos 1:8
Batismo = No original “imergir” “Mergulhar”

Quando o Senhor nos reveste batizando com Espirito Santo é o único meio para Mergulharmos em Águas Profundas



Por: Evangelista Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas