Questionamento do novo convertido

1 – O Que Aconteceu Comigo?
Leitura Bíblica: Evangelho de João, capítulos 1 e 3.
Que pergunta interessante: “O que aconteceu comigo?” E é uma pergunta importante também. Compreendendo o ocorrido, você se firmará melhor na vida cristã. Talvez sua experiência tenha ocorrido numa reunião, na igreja ou mesmo em casa. Certamente alguém o ajudou. Mas como foi? Eu sei! Você ouviu falar de Jesus e do Seu amor. Você sentiu que Jesus o ama, e pediu que Ele entrasse em sua vida. Pois bem, o que significa tudo isto? Duas coisas ocorreram:
  • Jesus Se tornou o seu Salvador.
  • Você se tornou um filho de Deus.
Isto se chama salvação. Você agora está salvo. Salvo de quê? Deus quer que você saiba três coisas:
  • O homem é pecador — Romanos 3.23; Romanos 6.23
  • O homem não pode salvar a si mesmo — João 1.11-12
  • Somente Cristo pode salvar o homem — João 3.16; 1ª João 5.12
Quando você foi salvo por Cristo, algo mais aconteceu em sua vida. Você se tornou um filho de Deus. Filho de Deus? Que significa isto?
Quando Jesus Se tornou o seu Salvador, Ele lhe trouxe nova vida: a vida de Deus e as características de Deus. A Bíblia chama a isto novo nascimento (João 3.3). Pelo nascimento físico, você se tornou filho de seus pais humanos, e pelo nascimento espiritual, você se tornou filho do Pai Celestial.
Assim como você cresceu e se desenvolveu fisicamente, deverá também crescer e se desenvolver espiritualmente.

2 – E Agora, que Devo Fazer?
Leitura Bíblica: Evangelho de João 5.14; 5.24; 5.37; 5.39; 6.35.
Você é um recém-nascido espiritual, e portanto precisa crescer. É tão trágico ver uma criança cujo crescimento mental e físico ficou paralisado! Isto traz muita tristeza aos pais. O Pai Celestial quer que você se desenvolva na fé.
Como crescer em Deus? Primeiramente, lembre-se de que a sua vida espiritual tem origem em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Cristo vive em você, não se esqueça. (1ªJoão 5.12.) Não obstante, um recém-nascido precisa ser alimentado. A criança abandonada acaba morrendo. Você precisa nutrir a sua vida espiritual, mas como fazê-lo?
A Bíblia – Ler a Bíblia ou negligenciar a sua leitura determinará o seu futuro espiritual. Você deve ler a Bíblia diariamente (1ªPedro 2.2.)
A Oração – A melhor explicação para a oração é esta: Orar é falar com Deus e deixar que Ele fale com você. Dê lugar à oração em sua vida. Ore diariamente. Fale com Deus como você falaria com um amigo muito chegado. Ele é o seu melhor amigo. Não se preocupe com seu vocabulário; Deus está muito mais interessado na sua atitude ao orar do que nas palavras usadas.
O Testemunho – Conte para outros o que sucedeu com você. Uma testemunha é a pessoa que testifica de algo que viu e que experimentou. Se Jesus é o seu Salvador, então fale dEle para os demais. Você se fortalecerá na fé através do testemunho de Jesus Cristo.
Assistência ao Culto – Se você tirar uma braseira da fogueira, ela logo se apagará. Da mesma maneira, os filhos de Deus precisam uns dos outros.
A Obediência – Quando Deus ordena que você faça ou deixe de fazer alguma coisa, obedeça logo. Jesus é o Seu Salvador, mas também o seu Senhor. Não se pode obedecer a dois senhores. Como posso saber o que é certo e o que não é? Pergunte a si mesmo: será que tal coisa agrada a Deus? Julgue a sua ação pela Palavra de Deus.
Se seguir esses passos tão simples, você se tornará um cristão maduro e Deus poderá usá-lo.

3 – Como Posso me Tornar um Cristão Forte e Maduro?
Leitura Bíblica: Evangelho de João capítulos 13, 14 e 15.
Há duas razões importantes por que você, como cristão (ou crente), precisa se fortalecer e crescer: 1) Para poder viver uma vida abundante e vitoriosa; 2) Para servir ao Senhor.
Talvez você se sinta muito incapacitado. Ótimo! É bom sentir-se fraco. Assim você reconhecerá que precisa de ajuda e o Senhor poderá ajudá-lo.
Poder Para Vencer – Na primeira vez que você praticar um erro, o diabo vai lhe dizer: “Não adianta, você não dá conta mesmo. É melhor desistir”. Esta é uma das táticas prediletas do inimigo. Lembre-se de uma coisa: tentação não é pecado. Até mesmo Jesus foi tentado. Reconheça os seus pontos fracos — o ódio, o nervosismo, o gênio violento etc. — e peça a Deus para remover da sua vida essas coisas.
Coopere com Deus – Jesus é quem lhe dará a vitória. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”, diz a Bíblia em Tiago 4.7. Jesus prometeu enviar o “Consolador”, o Espírito Santo, para nos ajudar. Note bem, na leitura bíblica deste capítulo, o que o Espírito Santo pode fazer em seu favor. Cultive a presença de Deus e de Jesus em sua vida.
Poder Para Servir a Deus – O Espírito Santo tem uma outra obra para operar em sua vida, além da salvação. É denominada o batismo com o Espírito Santo e é a mesma experiência que encontramos registrada no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Antes de Jesus ascender aos céus, Ele disse aos Seus discípulos que os batizaria no Espírito Santo, e que isso lhes daria “poder” para testemunhar sobre Ele.
Jesus É o Batizador – Como receber este batismo? Você deve achegar-se a Jesus o máximo possível, principalmente através da oração, do louvor e da adoração. Entregue-se totalmente a Ele. Esta expeiência será a porta de entrada paraoutras experiências espirituais maravilhosas.

4 – O Que Deus Espera de Mim?
Leitura Bíblica: Evangelho de João capítulos 16, 17 e 18.
Em João 16.7 está escrito que o Espírito Santo guiará você em toda a verdade. Algumas fases dessa experiência serão maravilhosas, mas outras darão ênfase à sua responsabilidade como filho de Deus. Assim como a criança tem que aprender a aceitar responsabilidades à medida que cresce, assim acontece na vida cristã. Você não desejaria permanecer criança, mas, sim, crescer no conhecimento de Cristo. Quais são as responsabilidades a que nos referimos?
Aceitar a Jesus Como seu Mestre – Para deixar clara a lealdade que tinham para com Jesus, quando Ele viveu aqui na terra, os discípulos O chamavam de Senhor e Mestre. Jesus aceitou esta posição de lealdade e lhes disse: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15). Antes pertencíamos ao pecado e ao diabo, mas agora temos um novo “dono”, um novo “Senhor”. Portanto, obedeçamos os Seus mandamentos, como prova de nosso amor.
Dê a Jesus o Lugar Principal em Sua Vida – Isto significa: faça de Jesus o ponto central de sua vida. Fale com Ele, leia a Sua Palavra, viva com o Seu povo (outros cristãos), dê o seu tempo a Ele. Assista aos cultos da igreja; faça oração em particular e ore também com a sua família (se tiver família). Torne-se parte integrante da sociedade cristã.
Dê a Cristo os seus Talentos – Que significa isto? Se você tiver habilidades, use-as para Ele. A sua cultura, sua saúde e energia, seus conhecimentos e capacidades naturais devem ser empregados para a glória de Jesus. Procure o pastor ou o dirigente da igreja que você escolheu, e coloque-se à disposição da igreja para ajudar no que for possível. Entregue seus bens materiais para Jesus. Contribua com ofertas e dízimos para a propagação do evangelho e para a manutenção da igreja onde você asiste aos cultos.
Torne-se Membro de uma Igreja – Você agora pertence a uma nova família, o povo de Deus. Demonstre isso frequentando uma igreja e tornando-se membro dela. Você sentirá que pertence à família de Deus, e poderá ajudar outros em suas necessidades. Você vai sentir, de agora em diante, uma paixão ardente pelos pecadores e um desejo de testemunhar do poder de Jesus. O maior prazer da sua vida será ganhar almas para Jesus Cristo.

5 – Qual Deverá Ser a Minha Conduta?
Leitura Bíblica: Evangelho de João capítulos 19, 20 e 21.
Uma vez que Jesus agora é o seu Mestre e dono, torna-se necessário saber obedecer-Lhe. Você precisa estar ciente de como deve andar diante de Deus. A Bíblia, naturalmente, contém certos princípios que devem ser observados e que abrangem todas as áreas da vida.
  • Ame a Jesus sobre todas as coisas. Demonstre consideração por Ele e pelo que a Sua Palavra diz. Pergunte a si mesmo: será que isto agrada ao Senhor? Será que Jesus faria isto?
  • Tenha consideração por seu próximo. Não seja uma pedra de tropeço para outro irmão ou um amigo qualquer. A sua vida é uma Bíblia aberta, lida por todos. A partir do momento em que você se identificou com Cristo, os outros do mundo passaram a observá-lo. Dê bom testemunho.
  • Seja paciente. Aprenda a esperar em Deus. Não pense que pode dar ordens a Ele. Ele é Senhor e não servo. Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Deus tem o Seu tempo e a Sua hora. Lembre-se sempre de que Ele o ama.
  • Busque o conselho dos outros. Deixe que o seu pastor ou outros irmãos mais experimentados o orientem. Servos de Deus dedicados sabem orar, e geralmente podem considerar um problema sob vários ângulos. Faça parte integrante da família de Deus.
  • Entregue os seus caminhos ao Senhor. Isto significa entregar a sua vida, seus talentos, seus bens materiais, sua família, sua cultura, seu corpo, enfim, tudo. Fomos comprados por um preço inigualável – o sangue de Jesus. Portanto, entregue até as mínimas coisas de suavida nas mãos do Senhor Jesus.
  • Peça para Deus lhe dar amor. Amor por Ele e também pelos outros. O amor de Deus lhe dará poder e autoridade para ganhar outros para o reino de Deus, e fará com que você ame até seus inimigos.

Comentários

Postagens mais visitadas