Mensagem e Esboço: SANTIFICAÇÃO



TEMA

Santificação: Meio Pela Qual Alcançamos as Maravilhas de Deus


Resumo: A santificação é o meio mais sublime para alcançarmos uma intimidade com nosso Deus Santo, Justo e Verdadeiro. E através deste relacionamento intimo podemos experimentar provas inefáveis das maravilhas de Deus. 


Texto: “Disse Josué , também ao povo: santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” Js 3.5

            Baseado neste versículo verificamos uma instrução muito importante a cerca da santificação, pois no seu contexto a palavra nos revela que o ato de santificar é um princípio para alcançarmos a plenitude de Deus, uma vez que Deus não pode operar de forma poderosa e maravilhosa no meio de seu povo, se este não estiver intimamente puro e em harmonia com a sua vontade.
            O termo santificação no original bíblico (gr. hagiasmo), significa tornar-se santo, consagrar, separar do mundo e apartar-se do pecado, afim de termos uma plena comunhão com Deus. Através deste conceito podemos entender que antes de pedimos que Deus opere sinais e maravilhas em nosso meio, devemos verificar o nosso coração de modo em que busquemos a santificação para alcançarmos as maravilhas de Deus. O padrão bíblico para a santificação esta expresso nos dois maiores mandamentos (Mt 22.37), quando simplesmente depositamos o amor verdadeiro e genuíno em Deus acima de todas as coisas, logo aborrecemos e rejeitamos o pecado que tão de perto nos rodeia, afim de não entristecer aquele que amamos (Deus nosso Pai e ao Próximo). Quando santificamos aproximamos mais de Deus, relacionamos de forma intima e profunda com o Criador, e consequentemente este relacionamento desenvolve de tal forma que Deus revela suas maravilhas gloriosas e inefáveis como foi o caso de Josué e Israel.
            A Bíblia nosso manual de fé, instrui-nos com alguns princípios para alcançarmos a santificação:
1.      Somos santificados pela fé: “...os que são santificados pela fé em mim” At 26.18 – A fé salvívica, é aquela que guando cremos procuramos instantaneamente colocamos em prática o que cremos. No entanto se cremos no evangelhos logicamente praticamos o evangelho que em si trata de vários assuntos incluindo a santificação.
2.      Somos santificados pela Palavra: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” Jo 17.17 – A Palavra de Deus é viva e eficaz, Ela é capaz de transformar nossas vidas diariamente nos conduzindo a santificação. O salmista disse: “guardei sua Palavra em meu coração para não pecar contra ti”, certamente é nossa arma poderosa para vencermos nosso Adversário, como fez Jesus na tentação do deserto.
3.      Somos santificados pelo Sangue de Jesus Cristo: “se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado”. I Jo 1.7 – é mediante o sangue de Jesus que alcançamos o pleno gozo de obtermos total comunhão com Deus. Somos justificados pela obra redentora de Cristo que garante uma vida de pureza e santidade quando dedicamos a servi-lo com um coração reto e sincero.
Por mais que pratiquemos a santificação conforme a Bíblia, ainda temos que aperfeiçoar a santificação no temor de Deus (II Co 7.1) isto envolve um compromisso diário que temos que manter, envolve a santificação de nosso espírito, alma e corpo (I Ts 5.23). Se queremos ver Deus operar sua glória e realizar maravilhas em nosso meio, deixemos todo embaraço ...busquemos uma vida santa e justa e então veremos Deus operar com milagres extraordinários. É a você irmão em Cristo, missionário, pastor, evangelista e demais obreiros, que Deus quer revelar com profundidade sua glória. Enfim “...sem santificação ninguém verá o Senhor...” Hb 12.14.

Autor: Cleber Renato da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas