Sermão: Quem é Jesus?



“E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

O registro do milagre realizado por Jesus com poder e autoridade sobre a tempestade está inserido nos textos sagrados dos três primeiros evangelhos. Segundo a Bíblia os discípulos estavam com Jesus em um barco quando surpreendentemente foram atingidos por uma grande tempestade ao ponto da embarcação ser coberto pelas ondas, os discípulos começaram a temer pensando que estava iriam perecer e ao observar Jesus deitado tranquilamente no barco despertaram-no clamando por socorro. O questionamento de Jesus foi: Porque Temeis homens de pequena fé? E após questioná-los com o Seu poder repreendeu os ventos e o mar e imediatamente houve uma grande bonança.

Situações adversas de insegurança, sofrimento que foge do nosso domínio faz parte da vida terrena e estaremos sujeitos enquanto estivermos neste mundo fragilizado pelo pecado.  A humanidade é sofredora (Rm 8.22) e somos vitimados pelos sofrimentos provenientes do mundo em que vivemos, a “Fúria da Água” (Lc 8.24) assola nossa vida causando medo, pavor, preocupações excessivas e alguns casos até o desequilíbrio emocional. 

Jesus ao perceber o desespero dos seus discípulos revela que essa situação emocional é causada pela falta de estrutura espiritual relacionadas à fé, e hoje vivemos uma época em que poucos querem viver pela fé, “faltam homens que vivem pela fé” que requer obediência, que se opõem os fatores naturais da consciência humana, que traz confiança inabalável, certeza, viver sobre as dependências do Senhor Jesus. A Bíblia diz: “O justo viverá pela fé”(Hb. 10.38); “Porque andamos por fé, e não por vista” (II Co 5.7). Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.2 Coríntios 4:18

Os discípulos ao ver o milagre de Jesus sobre a natureza ficaram maravilhados, e então questionaram: Que homem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?  É verdade que os discípulos ainda não tinham recebido a revelação de quem era Jesus que posteriormente foi respondido por Pedro em Mateus 16.16 “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, o “Ungido” aquele que tem a existência (Cl 1.17; João 1.3; Cl 2.9) o domínio de todas as coisas, “O Verbo encarnado”, cujo todo o poder e autoridade lhe pertence para intervir, nele esta a providência para sua vida, o milagre, onde faz o impossível  se tornar impossível. Somente Nele existe a verdadeira salvação (At 4.12; Mt 18.11). Quando Jesus tiver no barco da sua vida, fique tranqüilo que Ele irá te socorrer.

“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória pois a ele, eternamente. Amém!”


Por: Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas