O Poder do Sangue de Jesus

Fio Escarlate


Josué estava sitiando (cercando) a cidade de Jericó com o objetivo de conquista-la, então ele mandou dois homens de Israel como espias (ou espiões) para observar a cidade e seus moradores. O rei de Jericó já sabia que a qualquer momento Jericó seria atacada pelo exército de Israel e tomou suas providencias: mandou fechar as portas da cidade, escalou sentinelas e guardou os largos muros da cidade.

Não adiantou muito, os espias entraram na cidade, mas logo foram identificados e os soldados de Jericó passaram a fazer uma minuciosa busca de casa em casa, esperando prender os homens de Josué. Nessa situação de risco iminente os dois homens conseguiram entrar na casa de Raabe, uma mulher de má reputação em Jericó, e ela escondeu os espias de tal forma que os soldados foram embora de sua casa certos de que nenhum israelita estava ali.

Depois de se desfazer dos soldados de Jericó, Raabe foi falar com os seus “hospedes” e disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.” (Josué 2:9-10).

Raabe fez sua profissão de fé no Deus de Israel, ela reconheceu o Poder do Senhor dos Exércitos. Depois de livrar da morte os judeus que foram espiar a terra, Raabe pediu por sua vida e pela vida de sua família, que eles fossem poupados assim como ela usou de misericórdia para com as vidas deles.

A resposta dos espias foi um juramento, veja: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade." (Josué 2:14).

A casa de Raabe ficava em cima dos muros de Jericó e suas janelas se abriam para fora da cidade, então, aproveitando as sombras da noite, Raabe pegou uma corda escarlate e, através dela, desceu os espias pelo muro, para que eles pudessem voltar em segurança para o acampamento de Israel.

Os espias se despediram de Raabe com uma recomendação: Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.” (Josué 2:18). O cordão de fio de escarlate serviria de sinal, para que ninguém em Israel fizesse mal a Raabe e sua família.

Israel conquistou Jericó sem lançar um dardo contra os muros da cidade, porque Deus derrubou as muralhas de Jericó e Israel subiu sobre as ruinas e matou todos os seus habitantes. O mais impressionante nessa bela história é que a casa de Raabe, que ficava sobre os muros, foi a única parte deles que não desmoronou. Precisamente a parte do muro onde ficava a casa de Raabe, onde havia o cordão de fio de escarlate na janela, foi poupada da destruição. Deus honrou o juramento de Seus servos.

O fio de escarlate é um tipo do sangue de Jesus, que nos salva de todas as formas como alguém pode ser salvo. Aquele fio vermelho representava a salvação de Raabe e sua família, assim como o sangue de Jesus, derramado na cruz, representa a salvação de nossas almas.

Assim como na casa de Raabe, o fio escarlate do sangue de Jesus precisa ficar na janela do nosso coração, como selo da salvação. Somente Deus poderia garantir o resgate com segurança da família de Raabe, da mesma forma como somente Jesus pode garantir nossa salvação.


Raabe não tinha uma boa reputação em Jericó, mas ela se arrependeu de seus pecados e professou sua fé no Deus de Israel e foi honrada por Deus fazendo parte da genealogia de Jesus. Nenhum de nós foi “flor que se cheirasse” antes de reconhecer Jesus como Salvador, porém Deus perdoou nossos pecados através de Jesus e deles não se lembra mais. O que importa, o que vale mesmo é nossa vida depois da salvação e é dessa nova vida que prestaremos contas diante do trono de Deus. A melhor coisa que eu já fiz foi reconhecer Jesus como meu Salvador e com você não será diferente.

O Sangue de Jesus:

- Purifica dos Pecados 1 João 1:7
- Traz Redenção Hebreus 9:22
Traz Liberação Apocalipse 1:5
- Nos faz Vencedor Apocalipse 12:11

Ha poder no Sangue de Jesus! 

Comentários

Postagens mais visitadas