MANUAL DE DISCIPULADO: BATALHA ESPIRITUAL





GUERRA ESPITIRUAL

Lição 12

“... É sobre esta edificarel a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt. 16:18b).

Devido à sua rebeldia, Satanás expulso da presença de Deus juntamente com a terça parte dos anjos, que estavam sujeitos a ele (Is. 14:12-14; Ez. 28:13-16; Ap. 12:3-4,9).
Em Gn. 1:1-2, lemos que a terra tornou-se sem forma e vazia e que havia trevas sobre a face do abismo. Isto nos leva a considerar a possibilidade de Satanás ter feito da terra o reduto do seu exército maligno!
Logo após, vemos o relato da criação, culminado com a formação do homem, segundo à imagem e semelhança de Deus. Deus colocou o homem no Éden com o objetivo de, a partir dali, dominar toda a terra (Gn. 1:3-28; Gn. 2:8,15).
Portanto percebemos desde o início da criação a rivalidade, o ódio de Satanás contra o homem. Em Dn. 3:1-7, vemos o primeiro ataque de Satanás contra o homem, levando-o ao pecado e à queda.
Mesmo após a queda, Deus providenciou um meio de redimir o homem, mediante a obra de Cristo e estabeleceu a Igreja para cumprir o seu propósito inicial (Gn. 3:15; Ef. 1:22-23). Estudamos nesta lição sobre guerra espiritual que travamos contra o reino das trevas.

I – O PRÍNCIPE DAS TREVAS E SEU EXÉRCITO

O líder do império das trevas é chamado Satanás, cujo termo equivalente em hebraico significa “enganador”, “usurpador” ou ainda “Lúcifer”, termo grego que se origina de duas palavras: “lux”, significa “luz” e “fero”, significando “mensageiro”. O termo correspondente para estes dois nomes em latim é “diabolos”, o mesmo que “diabo” em português e designa um pessoa apenas, não vários pequenos “diabos”, como erroneamente se ouve falar. Ainda é utilizado pela Bíblia o termo “antiga serpente” (Mt. 4:1; Ap. 12:9).
Satanás comanda um exército de anjos caídos (ou demônios). Da mesma forma que os anjos de Deus estão dispostos através de hierarquias, como vemos na Bíblia (serafins, querubins, arcanjos, anjos), os demônios que agem sob controle de Satanás também estão sujeitos a uma hierarquia, que a Palavra de Deus revelou a nós, conforme vemos em Ef. 6:12 da seguinte maneira:

Principados:                       
a) São príncipes, líderes maiores, comandantes do exército, que estão intimamente ligados ao seu líder supremo. Príncipes recebem as ordens diretamente de Lúcifer, transmitindo-as aos seus comandados.
b) O exército do inimigo é divido por regiões. Em cada região existe um destes principados que oprimem os habitantes da região e tentam resistir ao avanço da Igreja de Jesus naquele lugar (Dn. 10:13).

Potestades:
a) Também são autoridades no exército do inimigo. Agem submissas aos principados.
b) O seu objetivo é produzir confusão nas lideranças das Igrejas, gerando discórdias, facções e partidarismo.
c) Procuram enfraquecer a unidade da liderança no Corpo de Cristo.

Forças espirituais do mal:
Esta classe de demônios também age nas regiões celestiais.
As forças espirituais do mal são os que diretamente oprimem a humanidade, especialmente os líderes mundiais.
Sua função é oprimir a humanidade de tal maneira que a leve ao desespero e caos total.

Dominadores:
Esta classe de demônios opera na terra com o objetivo de expressar toda a maldade de satanás, escravizando e destruindo o homem , tentando deteriorar toda a criação de Deus (Jo 10.10; Jl 1.4; Mc 9.17-18; Mt 8.28-32).
A nossa luta contra os dominadores é constante, pois eles querem expressar toda a maldade de satanás contra o homem, escravizando-o através de diversos instrumentos, como por exemplo:

Dependência do álcool;
Dependência das drogas;
Homossexualismo;
Prostituição;
Impureza;
Avareza;
Adultério;
Texto explicativo 3: “Porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo” (II Pe 2.19)Amargura e ódio;
Violência;
Homicídio, etc.



Escravo: Aquele que está sujeito a um Senhor, como propriedade dele. aquele que está no cativeiro, na dependência, na servidão daquele que é o seu senhor (Jo 8.34-36).

II – OBSERVAMOS TRÊS MANIFESTAÇÕES DE ATAQUE DO EXÉRCITO DAS TREVAS:

RESISTÊNCIA: satanás e seus demônios resistem porque não desejam perder a posição de domínio e governo que exercem sobre a humanidade.

A resistência se evidência:
1.      Na oração (Dn 10.12-13);
2.      No jejum (Mc 9.29);
3.      No relacionamento conjugal (I Pe 3.7);
4.      Na obra de Deus (I Ts 2.18).

OPRESSÃO (At 10.38): A opressão é uma influência maligna que os demônios exercem sobre as pessoas, podendo se evidenciar em:
1.      Desequilíbrio emocional (I Sm 16.23);
2.      Ira, ódio e violência (Ef 4.26,27);
3.      Depressão e medo (I Jo 4.18).

POSSESSÃO (Mc 5.1-7): É o último estágio de domínio por parte de satanás sobre o homem. Ocorre quando um espírito maligno (um demônio) se apodera do corpo de uma pessoa. Vemos na Bíblia que demônios possuíram pessoas e também animais (Gn 3.1; Mt 8.31,32).

Sintomas da possessão:

1.      Nervosismo incontrolado;
2.      Insônia compulsiva;
3.      Extremo medo;
4.      Desejo de suicídio;
5.      Vícios;
6.      Força sobre-humana;
7.      Capacidade de adivinhação (mediunidade, clarividência, paranormalidade, etc.)
8.      Forte resistência à Palavra de Deus e a oração;
9.      Algumas enfermidades incuráveis.

III – ARMAS BÁSICAS NA LUTA CONTRA SATANÁS:



Apesar de estarmos num combate espiritual, Deus nos declara que a vitória é nossa, pois o inimigo já fio derrotado (Cl 2.15; Rm 8.37). para nos apropriarmos desta verdade, precisamos conhecer e usar as armas que Deus coloca à nossa disposição (II Co 10.4-6):

1.      Sangue do Senhor Jesus Cristo (Ex 12.13; Ap 12.11);
2.      Nome do Senhor Jesus (Fp 2.9-10; Mc 16.17);
3.      A ordenação (Mt 4.10);
4.      Todas as armaduras contidas em Efésios 6.10 à 18.

Ø  Memorize: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue e sim contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais” (Ef 6.11-12).

Por: Cleber Renato da Silva
http://cleberrenato.olhaki.net/

Comentários

Postagens mais visitadas